OS CONTROLADORES CURTIS POSSUEM FREIO REGENERATIVO?

Sim! Os controladores da Curtis possuem freio regenerativo.

Antes de falarmos sobre o freio regenerativo, precisamos ter em mente que todo motor pode atuar como um Gerador. Ou seja, o motor converte energia elétrica em mecânica enquanto que o gerador converte energia mecânica em elétrica. 

De um modo geral, a frenagem regenerativa funciona da seguinte forma: durante a condução do veículo, toda vez que o condutor retira o pé do acelerador ou freia totalmente cria-se uma resistência eletromagnética que ajuda a parar o veículo. Neste momento, o motor passa atuar como um gerador de energia, enviando a energia gerada para as baterias.

Embora os freios regenerativos funcionem como redução de velocidade e de parada dos veículos em carros elétricos ou híbridos, este também possui a capacidade de recuperar a parte da carga de bateria nas frenagens.

Um exemplo, onde é observado a atuação constante do regenerativo, é num trecho de descida, em que a frenagem regenerativa funciona como freio-motor suficiente para reduzir a velocidade e, além disso, gera eletricidade para recarregar as baterias.

Os componentes de atrito (pastilhas de freios) também são beneficiados por essa tecnologia, pois colabora na preservação e na vida útil destes, já que essas peças sofreriam desgastes em carros movido à combustão.

Nas aplicações dos controladores CURTIS temos parâmetros específicos em que ajustamos o regenerativo de acordo com a necessidade do cliente. Um exemplo característico é um tipo de configuração, em que podemos ajustar a corrente de regeneração, isto é, define a corrente máxima que o controlador fornecerá ao motor durante a frenagem. Este parâmetro se aplica quando o VE está em descida de serra, onde o condutor retira o pé totalmente do acelerador, a frenagem regenerativa atua fazendo com que o carro pare totalmente.

Em outros casos, há configurações em que o cliente pode solicitar a atuação do regenerativo quando o condutor aciona o pedal do freio ou na frenagem reversa (direção invertida) produzindo distâncias de paradas mais curtas, aumentando a carga da bateria e reduzindo o aquecimento do motor.

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email
Publicações Recentes
Siga nossas redes sociais